Marcadores

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Seleção de vídeos: MÁSCARAS


“José Mattoso analisa o papel dual da máscara: ‘Se repararmos para que serve, sobretudo nas sociedades ditas 'primitivas' e nas sociedades tradicionais, tem de se reconhecer, creio eu, que a máscara, longe de ocultar, revela; que ela retira a expressão pessoal do rosto, mas manifesta aquilo que na vida cotidiana não se pode ver; que ela serve, enfim, para descobrir um certo sentido do rosto que está para além das aparências: aquele sentido em que a face viva e individual faz esquecer e só aparece com a morte.

As máscaras são narrativas visuais complexas, cuja função é dar voz a um personagem. Carregadas de mistério e divindades, elas introjetam valores de culto aos rituais, possibilitando por algum momento ser "o outro" que, com poderes ocultos e inimagináveis se harmoniza ao grupo, que o acolhe em tempo e espaço determinados pela história cultural.”[1]

Aproveitando o ensejo, fiz uma seleção de performances no estilo tribal fusion que utilizam máscaras.

O primeiro vídeo é um clássico de 1976, com a bailarina Katarina Burda abrindo as apresentações do Bal Anat:


Katarina Burda foi professora de Zoe Jakes, que apresentou essa coreografia com giros incríveis no Tribal Massive 2012:


E em 2013, a Zoe voltou ao Tribal Massive com outra performance com máscara, também com muitos giros, umas forte teatralidade e um jogo impressionado de tirar e colocar a máscara:


A PERFORMANCE do próximo vídeo É FANTÁSTICA! Impressiona a todos! A Anastasia Minashkina é uma bailarina russa e essa é a única informação que consegui sobre ela rsrs.

O próximo é o registro de um evento muito especial pra mim. O Infusion, show de encerramento do Curso de Formação da Joline Andrade, que ocorreu em São Paulo, em 2016. Foi maravilhoso dançar essa coreografia e conhecer essas mulheres lindas!!


E, por fim, um pouco de humor rsrs



Outros Vídeos:
Zoe Jakes e Kami Liddle com máscaras de oxigênio (2011)
Raphaella Lua no Show de Gala do Campo das Tribos (2014)
Espaço Cultural Karol Thayná (2016)
lady Wilma (2016)
Lux Tenebris – (2011)




[1] A Origem da Máscara. Por Anna Fontes. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/anna_anjos/2013/11/a-origem-da-mascara.html#ixzz4bJMHehgA

Nenhum comentário:

Postar um comentário